quarta-feira, 19 de março de 2008

Pauta - Aula de 12/03

A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta não necessariamente é escrita e nem sempre é premeditada. Uma enxente ou um temporal, por exemplo, só vira pauta na hora em que acontece.
Antigamente existia nas redações de jornais e de televisão a figura do pauteiro, que era quem decidia sozinho o que deveria ou não ser notícia (alguns orgãos de imprensa ainda preservam a figura do pauteiro, a EPTV de São Carlos, por exemplo).
Hoje em dia a pauta é elaborada por editores e repórteres num reunião denominada Reunião de Pauta. Nela são definidos, além do tema da matéria/reportagem e do repórter que fará cada entrevista, o dead line, que no jargão do jornalismo é o dia e horário limite para a entrega da matéria para o fechamento do jornal.

Apesar de ser detalhada e repleta de orientações editoriais, a pauta não é rígida: o repórter pode modificar abordagens, sugerir outros entrevistados e até mudar completamente a natureza da reportagem que irá produzir levando em conta os acontecimentos factuais que presenciar depois de sair da redação em busca da notícia.


Mão na massa:
Agora nós é que vamos fazer uma pauta. Se dividam em dois grupos de cinco, elejam um tema e façam uma pauta.

A matéria tem que necessariamente responder a seis perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Como? E Por que? Portanto a pauta tem que ajudar o repórter a ter estas respostas. Exemplo: Se a reportagem for sobre uma exposição de artes provavelmente a pauta será:
Quem está promovendo a exposição? Ou Quem está expondo seus trabalhos? Quando acontecerá a exposição? Onde?
Os trabalhos estão expostos por salas? De que maneira? (Como?)
A exposição tem um motivo especifico? Uma comemoração especial? (Por que?)
E para complementar... Quantas pessoas irão expôr? Quais trabalhos serão expostos? E etc.


A próxima aula:
Na próxima quarta-feira, dia 19, os assuntos abordados serão, "Criatividade e Entrevistas". Vamos continuar também discutindo os nomes e editorias do nosso jornal.