quinta-feira, 5 de junho de 2008

Sugestões para elaboração das seções

Primeiro passo: é preciso saber tudo sobre a matéria a ser feita, portanto leiam o que puderem sobre o tema. Pesquisem na internet, nos livros, em jornais e revistas. Saibam tanto sobre o assunto escolhido quanto o seu entrevistado para poderem elaborar perguntas inteligentes, e assim, um bom texto. Peguem jornais e revistas para terem como exemplos de textos e perguntas a serem feitas.
É importante também manter a organização agendando as entrevistas, levando a pauta pronta, papel e caneta para anotar, e se possível maquina fotográfica e gravador.
Não se esqueçam também de perguntar sempre o nome completo, idade, profissão dos entrevistados e série em que estão, caso o entrevistado seja aluno. É preciso sempre manter a calma, pois é ela quem vai manter a calma do seu entrevistado.

Seções:


Alunos em destaque:
Sugestão: entrevistar a direção da escola para saber quem são os alunos em destaque. É necessário que a direção, e não os alunos, aponte quem são os alunos em destaque no Colégio.
Em seguida, é preciso, com hora marcada, entrevistar os alunos para saber qual a rotina de estudo que seguem. Qual a diferença da rotina destes alunos para os outros alunos do Colégio. Nunca esquecer de perguntar o nome completo, a idade, e a série. Podem também perguntar qual a matéria que mais gostam, porque acreditam se destacar, se gostam da “fama” que têm, se sofrem preconceito dos outros alunos, o que fazem nas horas vagas, quanto tempo dedicam ao estudo, o que os pais acham de serem destaque, qual carreira pretendem seguir, em quem se espelham, se sofrem algum tipo de cobrança ou pressão em casa ou na escola, etc.
Sugerimos também que entrevistem um, ou dois professores que dão aulas para os alunos em destaque, para saber por que acreditam que estes alunos de destacam. Pode-se perguntar também se eles estudam mais que os outros, como se comportam em sala de aula, etc.

Esporte:
Sugestão:
Nesta sessão podem fazer uma matéria geral sobre todos os esportes que o colégio Anglo oferece, entrevistando alguns alunos para eleger qual esporte é o preferido entre os garotos e as garotas da escola. Podem falar também sobre os campeonatos que a escola participa como o Inter classes, e a Olimpíada Mirim da cidade, por exemplo.
Falem primeiramente com um professor de educação física, perguntando para ele da importância, não apenas no desenvolvimento físico, mas pessoal dos alunos que fazem esportes. Podem perguntar também qual o esporte preferido dos alunos em geral? As meninas gostam dos mesmos esportes que os garotos? Qual o preferido de cada um? Peçam a ajuda do professor para eleger alguns alunos que se destacam no esporte para vocês também entrevistarem. A eles podem perguntar o que mais gostam nas aulas de educação física, qual o esporte preferido, se pretendem seguir carreira dentro do esporte, em quem se espelham e o que os pais acham se praticarem esporte, etc.


Entrevistas:
Sugestão:
Nesta sessão é preciso em primeiro lugar escolher o tema da entrevista e em seguida o entrevistado. Sugiro que escolham um tema atual, e que desperte interesse em pessoas de todas as idades. Sugiro que vejam em uma revista ou jornal a estrutura da entrevista (vimos também na nossa Oficina) pra terem como base na entrevista que farão.


Noticias da escola e Eventos:

Sugestão:
Em primeiro lugar é preciso levantar os eventos com a direção da escola e os responsáveis por cada um deles. Elejam os principais eventos e noticias e descubram tudo sobre eles. Onde ocorreram, ocorrem ou ocorrerão, quem participou, qual o objetivo, quais os próximos eventos, etc.


Conscientização:
Em primeiro lugar é preciso saber o que é conscientização, para depois eleger um assunto que desperte esse interesse nas pessoas. (Conscientização é o processo de fazer com que a comunidade conheça seus direitos e deveres, praticando-os em sua plenitude).
Neste tema pode-se falar de aquecimento global, desemprego, educação ambiental, pobreza, entre outros.
Sugestão: Escolha um dos temas e desenvolva um texto explicando em primeiro lugar o que este tema abrange. O que é? Afeta quem? O que pode ser feito para combater ou ajudar as pessoas a se conscientizarem a respeito deste assunto. Pode se entrevistar um professor de história, geografia ou ciências.


Agora que os temas já foram definidos e as equipes sorteadas... É mão na massa galerinha. Nosso jornal será um sucesso!


Até quarta-feira!

Abraços!


Ana e Jorge.